O comando telinit muda o nível de execução do sistema reiniciando.
Você tem a opção de runlevel de 0 – 6, que dá diferentes formas de reiniciar o sistema, para mais informação veja runlevels
Neste exemplo só vou digitar o comando no shell, sem executá-lo por que eu não vou reiniciar o meu pc.

Obs:. para executar esse comando tem que ser root.
Nome
nível de execução sistema de mudança – telinit
Sinopse
telinit [OPÇÃO] … RUNLEVEL
Descrição
telinit pode ser usado para alterar o nível de execução do sistema.
O argumento RUNLEVEL deve ser um dos níveis de execução multi-usuário 2-5, 0 a parar o sistema, 6 para reiniciar o sistema ou 1 para trazer o sistema em modo de usuário único.Normalmente, você usaria o desligamento (8) ferramenta para parar ou reiniciar o sistema, ou para derrubá-lo para o modo de usuário único.RUNLEVEL também pode ser S ou s que vai colocar o sistema diretamente no modo de usuário único, sem realmente parar processos em primeiro lugar, você provavelmente não vai querer isso.O nível de execução é alterado por emitir o nível de execução (7) de eventos, que inclui o novo nível de execução na variável ambiente RUNLEVEL, bem como o nível de execução anterior (obtido a partir do meio ambiente ou de / var / run / utmp) na variável PREVLEVEL.telinit irá escrever o novo nível de execução de / var / run / utmp e acrescentar uma nova entrada para / var / log / wtmp.
Outros comandos
telinit podem também ser utilizados para enviar comandos básicos para a inicialização (8) daemon para compatibilidade com o Sistema V. Estes são:Q ou q para solicitar que o init (8) recarregar sua configuração. Isso raramente é necessária, uma vez Upstart relógios sua configuração com inotify (7) e está obsoleta pela initctl (8) recarregar-configuração de comando.U ou u para solicitar que a inicialização (8) daemon re-executar-se. Isso não é recomendado, uma vez Upstart é atualmente incapaz de preservar o seu estado, mas é necessário ao atualizar as bibliotecas do sistema.
Opções
-e KEY = VALUE Isto especifica uma variável de ambiente adicional a ser incluído no evento, juntamente com o nível de execução e PREVLEVEL.Meio Ambiente
RUNLEVELtelinit irá ler o nível de execução atual desta variável de ambiente se definido em preferência a leitura a partir de / var / run / utmpArquivos
/ var / run / utmpQuando o nível de execução atual será lida a partir; Este arquivo também será atualizado com o novo nível de execução./ var / log / wtmpUm novo recorde nível de execução será anexado a este arquivo para o novo nível de execução.
Notas
O Upstart o init (8) daemon não manter o controle de si os níveis de execução, em vez disso eles são implementados inteiramente por suas ferramentas de espaço de usuário. Veja nível de execução (7) para mais detalhes.
Autor
Escrito por Scott James Remnant < scott@netsplit.com >
relatar bugs
Reportar erros em < https://launchpad.net/upstart/+bugs >
direitos autorais
Copyright © 2009 Canonical Ltd.Este é um software livre; veja o código fonte para condições de cópia. Não há nenhuma garantia; nem mesmo para COMERCIALIZAÇÃO ou ADEQUAÇÃO A UM DETERMINADO FIM.
Veja também
nível de execução (7) o init (8) initctl (8) desligamento (8) o nível de execução (8)referenciada por
o init (5), reinicialização (8), o status (8)