As ferramentas Secure Shell são um conjunto de aplicativos cliente-servidor que permite fazer comunicações básicas entre computadores clientes e servidores Linux.
Como a comunicação é criptografada entre o servidor e os clientes, essas ferramentas são mais seguras do que as ferramentas similares antigas. Por exemplo, em vez de usar comandos de login remoto antigos, como telnet, você poderia usar ssh. O comando ssh também pode substituir comandos de execução remota antigos.
Com as ferramentas do Secure Shell, o processo de autenticação e todas as comunicações que se seguem são criptografados. Comunicações de telnet e os antigos comandos expõem senhas e todos os dados para alguém fazendo (análise de pacotes) na rede. Hoje, telnet e comandos semelhantes devem ser usados apenas para testar o acesso a portas remotas ou fazer outras tarefas que não expõem seus dados privados.
No debian para saber se você tem o ssh instalado digite esse comando:

Caso não esteja instalado instale com o comando apt-get install openssh-cliente, apt install openssh-server, onde o openssh-server como o nome já diz instale no servidor e o openssh-cliente em outra máquina.
Para configurar o ssh edite o arquivo /etc/ssh/sshd_config.

Aí onde está sublinhado você pode mudar a porta 22 para uma outra porta para aumentar a segurança, e na lista de endereços os ips que voĉe quer que se conecte ao servidor.
Por segurança, desativar o login como root. Assim, para adquirir privilégios de root, deverá ser efetuado o login como utilizado não privilegiado e, posteriormente, adquirir privilégios de root. Deste modo a password de root não está sujeita a um ataque de força bruta.

Comandos úteis do ssh pelo terminal:
/etc/init.d/ssh restart => para restartar o serviço
/etc/init.d/ssh status => para ver o status do serviço
/etc/init.d/ssh stop => para parar o serviço
/etc/init.d/ssh start => para iniciar o serviço
Como eu havia dito antes os exemplos serão feito no virtualbox.
Para fazer a conecção ssh eu preciso do login, ip e senha e ficaria assim na linha de comando.
ssh servidor@192.168.0.100
obs: depois do login coloque o @ depois o ip da máquina

Depois de ter feito o acesso remoto é só instalar os serviços via terminal.
Bom agora que deu pra entender o básico do ssh, nos próximos posts vamos ver os serviços que pode ser instalado e como configurar cada um deles .