Para poupar algumas teclas, o shell bash oferece várias maneiras de completar os valores parcialmente digitados. Para tentar completar um valor, digite os primeiros caracteres e então pressione Tab. Eis alguns dos valores que você pode digitar parcialmente a partir de um shell bash:
Comando, alias, ou função — Se o texto digitado começa com caracteres regulares, o shell tenta completar o texto com um comando, um alias ou um nome de função.
Variável — Se o texto digitado começa com um cifrão ($), o shell completa-o com uma variável do shell atual.
Nome de usuário — Se o texto digitado começa com um til ̃, o shell completa-o com um nome de usuário. Como resultado, ̃username indica o diretório home do usuário chamado.
Hostname — Se o texto digitado começa com um sinal de arroba (@), o shell completa-o com um hostname extraído do arquivo /etc/hosts.
Eis alguns exemplos da conclusão de comando. (Quando você vir <Tab>, isso significa pressionar a tecla Tab no teclado.) Digite o seguinte:
$ fin <Tab>

Então, fing expande-se para o comando finger.
Pressionar Tab duas vezes oferece algumas possibilidades maravilhosas. Há momentos em que estão disponíveis várias conclusões possíveis para a sequência de caracteres digitada. Nesses casos, você pode verificar as maneiras como o texto pode ser expandido pressionando Tab duas vezes no ponto em que você quer completar o código.
O que vem a seguir mostra o resultado que você obteria se verificasse as possíveis conclusões sobre $P:
$ echo $P<Tab><Tab>

Nesse caso, existem seis possíveis variáveis que começam com $P. Depois que as possibilidades são exibidas, a linha de comando original retorna, pronta para ser completada como você escolher. Por exemplo, se você digitou um outro P e depois bateu Tab novamente, a linha de comando seria completada com $PPID (a única possibilidade exclusiva).